• A-DIMINUIR
  • A+AUMENTAR
  • AORIGINAL

Dicas

5 dicas para organizar seu tempo e ter mais produtividade

Sabe aqueles dias em que você sente que não fez nada de útil e fica mal por isso? Que tal ter mais produtividade no seu cotidiano para alcançar os seus objetivos pessoais e conseguir relaxar quando tem um tempo somente para si?

Todos nós temos o mesmo tempo disponível para realizar as nossas tarefas. Enquanto algumas pessoas passam 24 horas sem conseguir realizar algo, outras conseguem trabalhar, estudar, desenvolver projetos pessoais, praticar um hobbie e cuidar da casa. Mas como será que isso é possível?

O grande segredo está na forma como o seu tempo é gerenciado. É possível levar horas para realizar uma tarefa simples quando se fica procrastinando e utilizando o tempo para verificar as suas redes sociais, por exemplo, mas também há a possibilidade de resolver o que é preciso em uma hora e partir para a próxima tarefa.

Veremos, neste artigo, 5 dicas para você organizar o seu tempo e ter mais produtividade. Confira.

1. Defina as suas prioridades para ter mais produtividade

Qual das atividades que você costuma desenvolver é a mais importante? Pode ser o trabalho, os estudos, cuidar da sua família, um projeto pessoal, exercitar um hobbie ou assistir televisão, entre diversas outras possibilidades.

Essa análise a respeito das atividades permitirá que você defina as suas prioridades e é com base nelas que será possível ser mais assertiva no momento de organizar o seu tempo e ter mais produtividade. Se a sua prioridade é focar nos estudos e você está consciente disso, será mais fácil desligar a televisão e deixar a diversão para depois.

2. Programe o seu dia

Imagine só como seria acordar cedo ciente de todas as atividades que você desenvolverá ao longo do dia. Programar o seu dia é uma ótima forma de distribuir melhor as tarefas e ter mais produtividade em todas elas.

Sem essa rotina de programação, você começa a executar a primeira tarefa e pensa em todas as outras que precisará concluir até o final do dia. Essa angústia em tentar resolver tudo ao mesmo tempo atrapalhará o seu desempenho, tornando o seu dia maçante e improdutivo.

3. Mantenha uma agenda

A agenda pode parecer uma ferramenta comum, mas adotá-la pode transformar o seu dia. Anotar todos os seus compromissos e os horários das suas principais tarefas permite uma organização eficiente do seu tempo, e, como consequência, ter o aumento da produtividade.

Além disso, manter a agenda sempre atualizada evita que você se esqueça de compromissos e tenha que reagendá-los – criando uma bola de neve de tarefas. 

4. Conheça os seus limites

Ter mais produtividade não significa que você deve executar todas as tarefas em apenas um dia. É preciso conhecer os seus limites no momento em que for organizar a sua agenda para evitar situações em que é impossível realizar todas as tarefas planejadas – o que pode criar um sentimento de frustração.

Procure levar em conta o tempo necessário para executar todas as suas tarefas com qualidade e sem pressa. Certamente, com uma boa organização do tempo, você conseguirá ter mais produtividade sem se submeter a um desgaste grande.

5. Evite distrações

Por fim, por melhor que consiga organizar o seu tempo, será difícil ter mais produtividade se você for facilmente distraída. Uma tarefa que poderia ser realizada em poucos minutos pode levar horas quando se está na frente da televisão e várias pausas durante o processo são feitas, não é mesmo?

Portanto, é necessário ficar longe das distrações. Se você definiu que vai ler um livro antes da janta, vá a um lugar reservado em que possa fazer somente isso. Caso contrário, a sua leitura dificilmente avançará.

Você pode gostar também:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *