• A-DIMINUIR
  • A+AUMENTAR
  • AORIGINAL

Atitude

Aprenda a fazer seu controle de gastos pessoais

Depois de aproveitar o período das férias de verão que é repleto de festividades, é preciso parar, planejar e colocar a cabeça e as contas no lugar. Afinal, você ainda terá todo o restante do ano pela frente.

Adotar uma rotina financeira saudável é muito importante para aumentar  a qualidade de vida e evitar complicações econômicas. Para colocar isso em prática, o primeiro passo é fazer seu controle de gastos pessoais, que poderá lhe auxiliar na administração do seu orçamento familiar. 

Ao controlar os seus gastos, você saberá exatamente para onde está indo o seu dinheiro. Para tanto, é preciso tomar nota de todas as saídas financeiras – incluindo, até mesmo, aqueles pequenos gastos para comprar um café. Com uma boa ferramenta, o processo de controle financeiro se torna natural na vida de quem busca uma situação financeira saudável. 

Preparamos algumas dicas sobre como você pode fazer o seu controle de gastos pessoais. Confira.

Analise a situação financeira atual

O primeiro passo para fazer seu controle de gastos pessoais é analisar como está a sua situação financeira atual. Quanto você possui de saldo na conta bancária? Existem dívidas pendentes para os próximos meses? Você está conseguindo guardar dinheiro no final do mês?

Todas essas informações servem como base para o monitoramento das entradas e saídas financeiras do seu controle. Além disso, elas também são um indicativo de quais devem ser as suas principais preocupações.

Crie uma planilha para controle de gastos pessoais

A melhor parte do controle de gastos pessoais é que você pode começar agora mesmo, sem a necessidade de uma ferramenta específica para isso. A sua planilha para controle de gastos pode ser feita no Excel, um aplicativo específico para essa finalidade ou até mesmo um caderninho apenas para esse controle.

O importante é saber quais são as informações que devem ser monitoradas: todas as entradas e saídas de recurso, o saldo inicial e o saldo atualizado. Além disso, também é possível utilizar o controle de gastos para viabilizar o cumprimento de metas ou criar uma reserva financeira.

Separe as contas em grupos

Você deve registrar em sua planilha todas as movimentações de entradas e saídas financeiras que acontecem no dia a dia. Com base nesses registros e para facilitar a sua análise, separe essas contas em categorias como: alimentação, moradia, lazer, transporte, entre outras.

Identifique as principais despesas

Depois de um mês de controle, já é possível identificar quais são as suas principais despesas e trabalhar para reduzi-las. Se você notar que gasta demais em alimentação, pode trocar os almoços fora de casa por uma refeição caseira, ou sair para jantar fora com menos frequência, por exemplo.

Crie uma rotina de atualização

Depois de um mês de controle, já é possível identificar quais são as suas principais despesas e trabalhar para reduzi-las. Se você notar que gasta demais em alimentação, pode trocar os almoços fora de casa por uma refeição caseira, ou sair para jantar fora com menos frequência, por exemplo.

Você pode gostar também:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *