• A-DIMINUIR
  • A+AUMENTAR
  • AORIGINAL

Atitude

Como escolher a paleta de cores das paredes da sua casa?

Você já parou para refletir sobre a importância das cores para a sua casa? Escolher a paleta de cores que irão compor o ambiente é uma das primeiras decisões a serem tomadas, pois servirá como guia para as outras escolhas como móveis e itens de decoração. É preciso encontrar cores que combinem com a proposta dos ambientes e sejam harmoniosas entre si.   

Além disso, a paleta de cores é um dos elementos que ajudam a transmitir a personalidade do morador, trazendo praticidade e funcionalidade para os espaços. Apesar de não ser uma ação consciente, é possível dizer muito sobre um ambiente apenas pelas cores utilizadas na sua composição.

O que você deseja transmitir?

A paleta de cores exerce influência direta na energia transmitida pelo ambiente. Imagine um ambiente com as cores vermelhas e laranja. São tons vibrantes e que transmitem uma grande energia. Por outro lado, um mesmo ambiente com as paredes pintadas de azul marinho daria um ar de seriedade muito maior.

Portanto, é fundamental pensar no que você deseja transmitir em cada ambiente e conhecer o efeito causado pelas cores. Confira alguns exemplos:

  • Branco: é uma cor neutra que transmite tranquilidade e combina com quase todos os ambientes, deixando uma sensação de calmaria. Entretanto, quando utilizada em excesso, pode gerar monotonia.
  • Vermelho, laranja e amarelo: são cores vibrantes que levam energia ao ambiente, mas quando são muito intensas ou utilizadas em excesso, causam irritabilidade.
  • Azul: é uma cor que transmite tranquilidade e seriedade, sendo uma das mais utilizadas tanto em tons claros quanto escuros.
  • Preto: raramente veremos ambientes inteiros pintados de preto, pois é uma cor que deixa a sensação de peso. Porém, quando bem utilizado, pode transmitir requinte e elegância.

Além de escolher as cores adequadas, é importante reparar que as mais suaves causam um efeito aconchegante e tranquilo – ideal para relaxar e dormir. Já os tons mais fortes provocam sensações mais intensas, que são indicadas para as áreas de convivência da casa.

Leve em consideração o seu gosto pessoal

Além de conhecer o impacto de cada cor nos ambientes, a paleta utilizada também deve levar em conta o seu gosto pessoal. De nada adianta criar ambientes cheios de energia com cores vibrantes se você é apaixonada pelo verde, não é? Lembre-se que você conviverá diariamente no seu lar.

Pense na decoração que será utilizada

As cores deve estar em harmonia para criar ambientes agradáveis, porém também é importante considerar a decoração que será utilizada. Se você conseguir planejar a escolha dos móveis e artigos de decoração juntamente com as cores das paredes, é possível obter resultados incríveis. Afinal, todos esses itens contribuem para a composição do ambiente.

Teste variações na paleta de cores

Outra dica para escolher a paleta de cores é experimentar várias combinações diferentes para encontrar o resultado perfeito. Teste as mais variadas, sem nunca esquecer dos outros itens que farão parte do ambiente como pisos, móveis, cortinas, tapetes e outros artigos decorativos.

Você pode gostar também:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *