• A-DIMINUIR
  • A+AUMENTAR
  • AORIGINAL

Dicas

Como fazer compras no mercado de maneira eficiente?

Como fazer compras no mercado de maneira eficiente

Fazer compras no mercado pode não ser o programa mais divertido de todos, mas é uma rotina necessária ao longo de um mês. Entretanto, é preciso ter muito cuidado com a forma como você realiza essas compras – afinal, os gastos com comidas podem significar um rombo no orçamento financeiro.

Além disso, você pode otimizar o tempo gasto dentro do mercado se souber como organizar as suas compras com eficiência. Outro detalhe importante é comprar tudo o que é necessário para não ter que voltar ao mercado no dia seguinte – mas com muito cuidado para não acabar colocando no carrinho mais do que é necessário.

Levando em conta todos esses fatores, preparamos algumas dicas para fazer compras no mercado de maneira eficiente. Confira!

Faça uma lista para fazer compras

Montar uma lista é muito simples e eficiente para fazer compras no mercado. Dessa forma, você anota tudo o que é necessário para não se esquecer de nada, evita as compras desnecessárias e ainda otimiza o seu tempo dentro do mercado.

Para que você faça uma lista de compras perfeita, basta seguir as seguintes dicas:

  • Planeje as refeições da sua família com antecedência, dessa forma, é possível incluir todos os ingredientes necessários na lista de compras;
  • Organize a sua lista de compras de acordo com as sessões do mercado para agilizar as suas compras;
  • Mantenha o hábito de incluir itens na sua lista conforme surjam as necessidades na sua casa;
  • Inclua as quantidades de cada item;
  • Utilize um modelo de lista de compras como base para checar quais produtos são necessários.

Aproveite os calendários de promoções

Existem diversos mercados que possuem um calendário de promoções que podem ser aproveitadas. Se você precisa comprar uma grande quantidade de frutas e verduras, deixe para ir ao mercado no dia em que esses produtos estão em promoção, por exemplo.

Dessa forma, é possível ter acesso a produtos de melhor qualidade e com preços menores do que são praticados normalmente, tudo para tornar a sua rotina ao fazer compras mais eficiente.

Não vá ao mercado com fome

Ir ao mercado com fome pode ser um grande erro. Todos os alimentos que você enxergar nas prateleiras vão parecer deliciosos, o que aumenta as chances de comprar itens que fogem da sua lista – e também da sua dieta!

Escolha produtos versáteis

Existe uma série de produtos versáteis que podem ser incorporados em diversas situações do dia a dia, enquanto outros dificilmente são utilizados fora de suas receitas. Ótimos exemplos disso são pacotes de massa, molho de tomate ou latas de atum – que podem ser usados de diversas formas e podem quebrar o galho quando você precisar cozinhar algo de última hora.

Outra ótima ideia é comprar FIT™, que pode se utilizado tanto para preparar um refresco quanto em outras receitas de bebidas e sobremesas – essa é outra forma de incorporar drinks práticos e deliciosos à sua rotina.

Confira a validade dos produtos

Por fim, não deixe de conferir a validade dos produtos escolhidos ao fazer compras no mercado. Apesar de parecer apenas um detalhe, os alimentos vencidos podem fazer mal à sua saúde.

Além disso, mesmo quando você nota que a mercadoria está vencida antes de consumi-la, ter que voltar até o mercado para trocá-lo por outro que esteja dentro do prazo de validade toma ainda mais do seu tempo e pode ser uma tarefa bem estressante.

Você pode gostar também:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *