• A-DIMINUIR
  • A+AUMENTAR
  • AORIGINAL

Dicas

Produtividade no trabalho: como transformar seu dia a dia

Produtividade no trabalho

Confira ótimas dicas para melhorar a produtividade no trabalho e transformar o seu dia a dia.

A essência da produtividade é fazer mais com menos. Isso significa executar tarefas com qualidade no menor tempo possível. No entanto, produzir mais nem sempre é sinônimo de qualidade. É preciso criar um equilíbrio entre uma boa produtividade no trabalho e o número de horas trabalhadas. Ninguém quer chegar ao final do expediente sem energia alguma, certo?

A produtividade no trabalho pode ser comprometida nos detalhes, ou seja, naquela tarefa que não foi delegada corretamente. Ou ainda na falta de softwares colaborativos para equipes.

Se você se identificou com algum dos exemplos acima, continue ligado em nosso texto. Separamos algumas dicas para aumentar a produtividade no trabalho e mudar o dia a dia. Confira!

Tenha uma rotina bem definida

O primeiro passo para conseguir aumentar a sua produtividade é adotar uma rotina bem definida. Os resultados alcançados podem ser muito melhores se você souber exatamente o que deve fazer durante o expediente.  

Uma dica para definir bem a rotina é utilizar a tecnologia a seu favor. Existem diversos aplicativos para celular, com versões desktop, para organizar as tarefas. Além disso, as boas e velhas planilhas do Excel também auxiliam a organização. Escolha a que for melhor para você e mãos à obra!

Deixe o celular de lado

O celular tem inúmeras funcionalidades muito úteis, tanto para a vida pessoal quanto a profissional. Entretanto, sempre que o seu smartphone não for fundamental para realizar uma tarefa, deixe-o de lado para que você não seja distraído com notificações, mensagens instantâneas ou redes sociais.

Use softwares colaborativos

Uma ótima dica de produtividade no trabalho é usar softwares colaborativos, ou seja, aplicativos ou ferramentas que proporcionam troca de informações ágil e são atualizadas em tempo real.

A maioria dessas ferramentas utiliza tecnologia em nuvem. Isso quer dizer que o arquivo não está em um único computador e pode ser acessado de qualquer dispositivo. Além disso, é possível que todos os membros da equipe comentem e editem documentos, poupando milhões de versões da mesma coisa.

Os softwares colaborativos ajudam os profissionais a não perder tempo de trabalho e também a enxergar todo o trabalho da equipe. Assim, você saberá o que cada um está fazendo e quanto falta para acabar uma tarefa. Confira alguns exemplos de softwares colaborativos:

  • Google Drive;
  • Trello;
  • Softwares de CRM.

Estimule a produtividade de toda a equipe

Uma empresa é composta por diversas forças de trabalho que estão unidas em torno de um mesmo objetivo, certo? Por essa razão, não basta que você consiga ser produtivo quando os seus colegas não conseguem acompanhar o ritmo, pois isso acaba comprometendo quaisquer resultados.

Mais do que ser o melhor naquilo que faz, procure auxiliar a equipe para que todos possam produzir juntos. Além de potencializar os resultados, essa ação contribui para criar um clima positivo de trabalho, fazendo com que todos se sintam dispostos a dar o seu melhor.

Saiba delegar tarefas

Imagine que você esteja completamente cheio de tarefas ao longo do dia e com dificuldades para cumprir todos os compromissos. Porém, outros membros da equipe podem estar com tempo livre.

Nesses momentos, é fundamental saber como delegar as tarefas que podem ser executadas por outras pessoas. Essa medida garante que você seja mais produtivo e todo o setor consiga mais efetivo no cumprimento das atividades necessárias para os melhores resultados.

Quando conseguimos atingir um bom nível de produtividade, não é apenas nossa vida profissional que melhora. A rotina pessoal fica muito mais leve quando você sabe o que fazer com todas tarefas do trabalho.

Agora que você já sabe como aumentar a produtividade no trabalho, que tal colocar essas dicas em prática hoje mesmo? Deixe nos comentários qual a sua favorita e se esquecemos de alguma. Até mais!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *