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Receitas

Como preparar um cardápio semanal?

Preparar um cardápio semanal de refeições é uma forma muito prática de garantir uma alimentação nutritiva ao longo de toda a semana. Você já chegou em casa ao final de um dia e optou por  pedir um lanche rápido pela falta de opções para preparar a sua refeição? Ou então aumentou os seus gastos se alimentando em diversos restaurantes durante dias da semana?

A seguir, veja como preparar um cardápio semanal saudável e nutritivo. Confira.

Planeje o cardápio semanal

O primeiro passo para preparar um cardápio semanal é o planejamento, tendo o objetivo de definir todas as refeições que serão feitas ao longo da semana. O ideal, nesse momento, é buscar por alternativas balanceadas e alimentos saudáveis, sem deixar de lado toda a qualidade que você merece.

No momento de montar as suas refeições, procure manter um equilíbrio entre os seguintes elementos:

  1. Saladas, que podem variar entre folhas, legumes crus, legumes cozidos e outros alimentos (como frutas ou queijo);
  2. Prato principal, que deve incluir alimentos com proteína (Carne vermelha, suína, peixe, ovo e frango);
  3. Prato base, que é composto por algum carboidrato (arroz, batata) e alguma leguminosa (feijão, grão-de-bico, lentilha etc.); 
  4. Guarnição, que é um acompanhamento extra que pode ser adicionado à refeição;

Vá ao supermercado com uma lista em mãos

Depois de planejar o seu cardápio semanal, será preciso fazer uma visita ao supermercado com uma lista de todos os itens necessários. Grande parte da praticidade gerada pelo cardápio semanal está em ter todos os ingredientes em mãos, sem a necessidade de ter que se deslocar todos os dias para comprar outros mantimentos.

Facilite o preparo das refeições

Depois de ir ao supermercado, é hora de começar a colocar a mão na massa. Todo o tempo de preparo que for possível economizar no dia a dia pode fazer uma grande diferença em meio às atividades da semana.

Por essa razão, você já pode iniciar o preparo das refeições com vários dias de antecedência. Confira algumas dicas para isso:

  • Lave, higienize e guarde as folhas (alface, rúcula) em saquinhos na geladeira.
  • Cozinhe as verduras e leguminosas e guarde na geladeira ou congele.
  • Corte as frutas grandes (abacaxi, melancia, melão) e guarde em potes na geladeira.
  • Corte as carnes de acordo com a sua utilização ao longo da semana e congele em porções individuais.

Não esqueça de identificar todos os potes e saquinhos com o nome do alimento e a data em que você comprou o produto.

Utilize o tempo livre dos finais de semana

Outra forma de agilizar o preparo do cardápio semanal é aproveitar os finais de semana para ganhar tempo. Utilize o seu tempo livre para fazer o planejamento para a semana, ir ao supermercado e iniciar o preparo das refeições.

Além disso, você pode aproveitar para preparar algumas refeições e deixá-las congeladas – como uma panela de feijão que pode ser dividida em pequenos potes individuais e congelado. Outra ótima ideia é fazer uma receita como uma lasanha de abobrinha e deixa-la congelada, precisando apenas levá-la ao forno no dia em que você for consumi-la.

 

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