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Atitude

Os benefícios da caminhada: que tal começar hoje?

Todo mundo sabe que os benefícios da caminhada são notáveis, tanto para o nosso corpo quanto para a nossa mente. Mas com a correria do dia a dia, acabamos nos esquecendo da importância dos exercícios em nossa vida. Passamos semanas ou meses sem reservar um tempinho para cuidar do nosso bem-estar.

Por isso, é importante sempre lembrar quais são os benefícios da caminhada, afinal, trata-se de um exercício fácil e que pode trazer muitas melhorias para a sua qualidade de vida. 

Os benefícios da caminhada

A atividade de caminhar tem muitos benefícios e servem como um grande incentivo para a sua prática. Além de melhorar o funcionamento do organismo e combater a fadiga mental, é uma atividade de fácil execução. Confira a seguir quais são os principais benefícios da caminhada para o corpo e a mente:

  • Ajuda a emagrecer. A queima de calorias propiciada pela caminhada previne a obesidade e ajuda na perda de peso, pois acelera o metabolismo, enquanto o aumento na demanda calórica resulta na queima de gorduras localizadas.
  • Ativa a circulação. A caminhada ajuda no controle da pressão arterial, além de aumentar as taxas de oxigenação do organismo por incentivar o coração a trabalhar de forma mais eficiente. Isso acarreta na diminuição do risco de derrames e infartos.
  • Fortalece os músculos. A prática frequente da caminhada propicia o fortalecimento dos músculos – não apenas das pernas, mas de todo o corpo.
  • Regula o organismo. A caminhada regula os níveis de colesterol no organismo, diminuindo a produção de gorduras ruins e aumentando a quantidade de colesterol bom. Além disso, estimula o aumento de produção de insulina no corpo, prevenindo a diabetes.
  • Melhora a postura. Caminhar pode amenizar problemas leves de postura e articulação.
  • Faz bem para a mente. A caminhada ajuda a aumentar os circuitos cerebrais e reduzir problemas de memória e atenção, além de combater doenças, como a ansiedade e a depressão, aumentando a qualidade de vida.
  • Aumenta a qualidade do sono. A prática da caminhada afasta a insônia e ajuda a dormir melhor à noite, pois o corpo vai procurar o descanso necessário para manter o exercício.
  • Melhora a eficiência dos pulmões. Os pulmões passam a funcionar melhor com a prática frequente de exercícios, pois isso ajuda a mantê-los limpos e previne inflamações nas vias aéreas, como a bronquite.
  • Relaxamento dos músculos e redução de inchaço. A atividade da caminhada auxilia no combate aos efeitos negativos do estilo de vida sedentário por meio do relaxamento da tensão dos músculos da região da nuca e dos ombros, enquanto a melhoria na circulação ajuda na diminuição do inchaço das pernas e tornozelos.
  • Fortalecimento dos ossos. O impacto dos pés no chão e o esforço sofrido pelos ossos das pernas durante a movimentação aumenta a absorção do cálcio, o que deixa os ossos mais resistentes. Assim, pode ajudar a prevenir e conter o avanço da osteoporose.

Que tal começar essa prática agora mesmo?

A caminhada não exige muito tempo, equipamento ou treinamento. Basta a disposição de alguns minutos diários para começar a vivenciar todos esses benefícios que acabamos de conhecer. Que tal começar essa prática ainda hoje?

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