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Inspiração

Os benefícios do alongamento no dia a dia

Quantas vezes você já pulou o alongamento antes ou depois de realizar uma atividade física? Muitas pessoas não reconhecem a importância dessa rotina para o seu corpo e acabam sofrendo as consequências da ausência de um bom alongamento.

Os principais motivos pelos quais ele acaba ficando de lado é a falta de conhecimento sobre a sua importância e a preguiça que bate depois de uma carga intensa de exercícios. Entretanto, esses minutinhos investidos alongando o corpo são fundamentais.

São diversos os benefícios para o corpo envolvidos na atividade de alongamento – incluindo a flexibilidade dos músculos, relaxamento, ativação da circulação e aquecimento (o que pode evitar lesões). Por essa razão, é muito importante adotar essa prática antes e depois de fazer qualquer atividade física.

Como funciona o alongamento?

Alongamento são exercícios que possuem o objetivo de preservar e aperfeiçoar a flexibilidade muscular. Para isso, são feitos movimentos que esticam as fibras musculares com exercícios específicos para cada parte do corpo. Veja os principais tipos de alongamento:

  • Estático: a pessoa permanece parada alongando apenas um músculo até certo ponto e mantem a posição por alguns segundos.
  • Facilitação neuromuscular proprioceptiva: é um método que combina, alternadamente, a contração e o relaxamento dos músculos – geralmente com um estímulo externo.
  • Balístico: busca a flexibilidade dinâmica, utilizando movimentos sucessivos e oscilações controladas para aumentar o alcance do alongamento.
  • Específico: possui foco no exercício que foi ou será realizado, utilizando movimentos semelhantes aos da atividade física.
  • Passivo: é feito com auxílio de algum aparelho e exige menos esforço físico do praticante.

Benefícios do alongamento

Os benefícios da prática do alongamento no dia a dia são diversos e podem ajudá-la a aumentar a qualidade de vida com exercícios físicos. Confira os principais deles:

  • Aumento da flexibilidade muscular
  • Auxílio na correção da postura
  • Redução dos riscos de lesões ou entorses musculares com o aquecimento dos músculos antes da prática do exercício
  • Sensação de bem-estar físico e mental com o relaxamento da musculatura
  • Melhora na circulação sanguínea, prevenindo os problemas articulares
  • Amenizada nas cólicas menstruais 
  • Diminuição da incidência de cãibras
  • Melhora da coordenação motora
  • Desenvolvimento de atividades físicas mais desgastantes 
  • Redução das dores musculares
  • Aumento da lubrificação das articulações

Riscos da ausência do alongamento

Agora que já vimos os benefícios de alongar, é hora de entender quais são os riscos que a ausência do alongamento pode causar. Confira:

  • Desvios na postura
  • Musculatura encurtada
  • Comprometimento da flexibilidade
  • Maior dificuldade circulatória
  • Aumento do risco de lesões – incluindo tendinites, bursites, sobrecargas na articulação e lesões de cartilagem
  • Incidência de dores musculares

Com tantos benefícios, não existe motivo algum para negligenciar essa atividade quando for realizar uma atividade física, não é? Além disso, você pode optar por realizar apenas alongamentos nos dias em que não possui tempo para praticar exercícios mais longos ou para manter uma rotina diária de atividades físicas.

 

     

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