• A-DIMINUIR
  • A+AUMENTAR
  • AORIGINAL

Inspiração

Plantas para cultivar em casa: veja a melhor opção pra você

As plantas têm o poder de transformar um ambiente e levar elegância para o seu lar. Além de ter a capacidade de deixar qualquer ambiente mais bonito e charmoso, a vegetação também pode ajudar a renovar o ar dos ambientes internos e perfumar o lar. 

A utilização de plantas na decoração também traz o aconchego da natureza para dentro de casa, podendo mudar o astral de qualquer ambiente com suas diversas cores, formas e texturas. 

As plantas ideais para cultivar em casa

Morar em apartamento ou em locais com pouca luz não são desculpas para não levar um pouco de verde ao seu lar: existem diversas espécies de plantas no mercado que são capazes de sobreviver em todos os tipos de ambiente.

No entanto, as plantas devem ser manuseadas com cuidado e escolha ideal das espécies para cada situação é essencial para mantê-las sempre lindas e vistosas. 

Ambientes internos

Os ambientes internos são versáteis, e podem mudar bastante de acordo com a escolha de plantas. Para estes espaços, são indicadas espécies que sobrevivam com pouca luz e se adaptem ao cultivo em vasos.

  • Cores: neste quesito, as flores sempre saem na frente. Para ambientes internos, a orquídea é bastante indicada, sendo que existem de diversas cores e espécies. No entanto, folhagens como o Cróton também apresentam cores lindas e vibrantes. Orquídeas e cóleus não devem ser deixadas de lado e apresentam cores diferentes que se destacam na composição.
  • Forma: A Iuca é uma planta de aspecto escultural e forma de palmeira com folhas longas e pontiagudas. Com enormes folhas cilíndricas e verticais, a Lança-de-são-jorge favorece composições estéticas diversas. A Ceropegia, por sua vez, é uma trepadeira pendente com aspecto delicado e folhas em formato de coração. A Jiboia é uma planta tropical com variações no tom de sua folhagem e folhas largas, e pode ser cultivada tanto como pendente quanto trepadeira.
  • Textura: a Samambaia é uma escolha clássica pelo seu volume abundante e bela textura. O Caládio possui folhas grandes e rajadas, além de belas cores que trazem texturas leves e onduladas. Os cactos e suculentas chamam a atenção por sua aparência excêntrica e podem ser agrupados em lindas e criativas composições.

Ambientes externos

Neste caso, são necessárias espécies que se adaptam bem à luz intensa, seja em espaços restritos (como sacadas) ou maiores (como jardins).

  • Cores: a Cinerária marítima é um bom exemplo de folhagem colorida, apresentando folhas aveludadas e esbranquiçadas. A Barba-de-serpente também tem folhas com a cor branca, porém, com formas longas e pontiagudas. Entre as flores, a Lavanda e a Bromélia têm cores vivas e não exigem grandes quantidades de água para sobreviver, assim como a Bela-Emília e o Gengibre azul.
  • Forma: A Dracena é uma espécie que apresenta diversas cores e possui folhagem exuberante, podendo ser cultivada tanto em jardins quanto em vasos. O Ficus também é de fácil cultivo e aceita ser podado em formas diversas, sendo uma espécie bastante versátil. A Moreia, por sua vez, é um arbusto denso com folhas finas e longas com floração branca e delicada.
  • Textura: A Escudo persa traz tons de roxo e texturas incríveis em suas folhas, enquanto forrações, como a Érica, Tostão e Hera, são espécies rasteiras que cobrem a superfície e formam texturas diversas. 

Horta

Já pensou em aproveitar o espaço das plantas para cultivar uma pequena horta? Seja para plantação de legumes, hortaliças ou temperos, existem várias opções que não exigem espaços muito grandes, e ainda podem embelezar a sua casa. Algumas espécies de pequeno porte são as pimentas, tomate-cereja, espinafre e alface, além de ervas e temperos, como o orégano, manjericão, tomilho, alecrim, cebolinha e salsa.

Cuidados e manutenções com as plantas para casa

É importante lembrar que cada espécie possui suas particularidades e é preciso sempre manter a planta saudável para que possa exercer suas funções estéticas e continuar embelezando cada vez mais a sua casa. Antes de plantar, pesquise as necessidades de manutenção e escolha espécies que você consiga manter com o tempo que deseja dedicar às suas plantas.

 

Você pode gostar também:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *